Gosta de tecnologia? 13 filmes e séries que você não pode deixar de assistir

De “Black Mirror” a “Silicon Valley”, conheça 13 filmes e séries essenciais para os fãs de tecnologia

Vivemos imaginando como a tecnologia afeta o nosso presente e, consequentemente, o nosso futuro. Isso por que ela está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Mas, quais serão os aspectos positivos e negativos da sua evolução? Ainda não sabemos, mas esse é um assunto que tem um grande espaço nas telas de cinemas e nos seriados. Pensando nisso, separamos para você uma lista com 13 filmes e séries que refletem sobre a era tecnológica na humanidade. Confira!

#1: A REDE SOCIAL (2010) – Disponível no YouTube

O filme conta a história de Mark Zuckerberg, um analista de sistemas graduado em Harvard, que em uma noite de outono de 2003, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional. O site, que a princípio serviria como um elo de comunicação entre os estudantes de Harvard (e uma ferramenta para tornar Mark mais popular na faculdade), acabou se expandindo pelo mundo. A vida alheia passou a ser um espetáculo e muitas empresas acabaram entrando na rede para se aproximar das pessoas.

#2: ALTERED CARBON (2018) – Disponível na Netflix

https://www.youtube.com/watch?v=dhFM8akm9a4

A série exibe o comportamento da sociedade no futuro, onde todos se acostumaram à prática da troca de corpos: após armazenar a consciência de uma pessoa, ela pode ser transferida a outra “capa”, podendo viver várias vidas. O mercenário Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman) acorda após 250 anos em outro corpo. Além de se adaptar a esta situação e à nova sociedade, ele é contratado por um homem riquíssimo para descobrir o autor de seu próprio assassinato. Tak conta com a ajuda de uma policial mexicana, um ex-militar tentando ajudar sua filha e um robô equipado com inteligência artificial.

#3: BLACK MIRROR (2011) – Disponível na Netflix

A série britânica de ficção científica foi criada por Charlie Brooker e traz temas obscuros e satíricos que examinam a sociedade moderna, particularmente a respeito das consequências imprevistas das novas tecnologias. Assim, ela mostra o conflito entre a natureza humana e a tecnologia. Os episódios são trabalhos autônomos, que geralmente se passam em um presente alternativo ou em um futuro próximo, com um elenco diferente, um set diferente e até uma realidade diferente.

#4: EX_MACHINA: INSTINTO ARTIFICIAL (2015) – Disponível na Netflix

https://www.youtube.com/watch?v=HtBuBJxDlU8

O filme conta a história de Caleb, um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman, o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava, uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.

#5: HER: UMA HISTÓRIA DE AMOR (2013) – Disponível na Netflix

O filme traz a história de Theodore, um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

#6: INDIE GAME (2012) – Disponível na Netflix

É um documentário sobre vídeo games, seus criadores e sua profissão. A produção olha para os desenvolvedores de jogos indie da indústria de videogames, que sacrificam dinheiro, saúde e sanidade para realizar seus sonhos de compartilhar suas visões criativas com o mundo. O documentário é centrado na vulnerabilidade destes desenvolvedores e a busca obsessiva de se expressar através de uma forma de arte do século 21.

#7: STEVE JOBS: O HOMEM E A MÁQUINA (2015) – Disponível na Netflix

O filme retrata a verdadeira história do gênio que levou a empresa Apple ao sucesso e revolucionou o mundo, Steve Jobs. A obra traz os três momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, doze anos depois e do iPod, no ano de 2001.A produção, que utiliza os bastidores de três lançamentos icônicos da Apple como pano de fundo, leva o espectador a uma viagem na era da revolução digital e apresenta um retrato íntimo de uma das figuras mais influentes do último século.

 

#8: MR. ROBOT (2015) – Disponível na Amazon

O filme mostra a história de Alan Turing, mais tarde conhecido como o pai da informática e sua tentativa incansável de quebrar um código de comunicação nazista. Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing, um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas.

#10 OS ESTAGIÁRIOS (2013) – Disponível no Telecine

O filme conta a trajetória de Billy e Nick, grandes amigos e trabalham juntos como vendedores de relógios. Eles são pegos de surpresa quando seu chefe (John Goodman) fecha a empresa, por acreditar que o negócio esteja ultrapassado. Com problemas financeiros, eles conseguem a inscrição em uma seleção de estágio no Google. Mesmo sem terem a garantia que serão contratados, eles partem para a sede da empresa e lá precisam lidar com a diferença de idade entre eles e os demais competidores.

 

#11 PROJETO COELHO BRANCO (2016) – Disponível na Netflix

A série conta a história de Kari Byron, Tory Belleci e Grant Imahara, investigadores que se unem para desvendar estranhos eventos. De avanços tecnológicos a guerras mundiais, o grupo encara casos estranhos e desafiadores em busca de respostas. A equipe irá usar dotes científicos em investigações de eventos estranhos da cultura pop. Sob seu microscópio estarão assuntos diversos como fugas da prisão, tecnologia de super-heróis e armas malucas da Segunda Guerra Mundial. Em cada episódio os participantes ficarão imersos em experiências, construções e testes para extrair a verdade dos temas.

 

#12: SILICON VALLEY (2014) – Disponível no HBO GO

A série traz a história de seis programadores que tentam construir uma carreira bem-sucedida no Vale do Silício, na Califórnia. A obra é centrada na corrida pelo sucesso, onde as pessoas que menos se importam com ele, são as que possuem mais chance de consegui-lo.

#13: THE IT CROWD (2006)

Os colaboradores da área de tecnologia da Revnholm Industries definitivamente estão em apuros e precisam de terapia na cômica The IT Crowd. Eles trabalham no suporte técnico, instalado num sujo, escuro, horrível e apertado subsolo, enquanto as demais equipes da empresa contam com moderna arquitetura e parecerem bonitos, felizes e com histórias de sucesso. Moss, embora seja muito inteligente, tem dificuldade de se comunicar com o que não possui teclado, sendo que a mulher da qual ele chegou mais perto foi a heroína dos games, Lara Croft. Seu colega Roy é sorridente, mas ao mesmo tempo possui uma personalidade que o distancia das pessoas normais. Jen é a nova chefe deste departamento e seu conhecimento em computação é mínimo. Ela tem o enorme desafio de diminuir o abismo entre técnicos e executivos. Moss e Roy evitam trabalhar o quanto podem e não gostam da ideia de serem chefiados por alguém que não tem conhecimento de tecnologia. Mas Jen vai batalhar duro para integrá-los à empresa, além de ensiná-los como é verdadeiramente trabalhar em equipe.

Deixe um comentário