wordpress

O que é WordPress?

O WordPress é uma plataforma de criação de sites gratuita e de código aberto. Em um nível mais técnico, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) escrito em PHP que usa um banco de dados MySQL. Em linguagem mais fácil, o WordPress é o construtor de blogs e sites mais fácil e poderoso que existe hoje.

O WordPress é uma excelente plataforma para uma grande variedade de sites. De blogs a comércio eletrônico, sites de negócios e portfólio, o WordPress é um CMS versátil. Projetado com usabilidade e flexibilidade em mente, o WordPress é uma ótima solução para sites grandes e pequenos.

wordpress

O que é um site WordPress?

Um site WordPress é qualquer site que usa o WordPress como seu sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). O WordPress fornece tanto o back-end do site (a interface onde um usuário faz login para fazer alterações ou adicionar novo conteúdo) quanto o front-end (a parte visível do site que seus visitantes veem na web).

Aqui estão apenas alguns exemplos de tipos de sites que você pode construir com o WordPress:

  • Blog – Um blog é um tipo especial de site dedicado a compartilhar pensamentos, fotos, resenhas, tutoriais, receitas e muito mais. Os blogs geralmente exibem primeiro o conteúdo publicado mais recentemente.
  • Loja Virtual – Uma loja virtual permite que você venda produtos ou serviços on-line e receba o pagamento por meio de um sistema de pagamento on-line. Você pode baixar e instalar um plugin de loja virtual do WordPress para que você possa ter uma loja online em seu site.
  • Empresas – Muitas empresas se beneficiarão de ter uma presença online. Se sua empresa precisa de um site para os clientes conhecerem sua empresa e o que você tem a oferecer, o WordPress é uma excelente opção. Os clientes podem entrar em contato com você, solicitar um orçamento, agendar um horário e muito mais.
  • Assinaturas – Um site que exige que o visitante seja um membro. Para acessar páginas ou posts, os usuários devem fazer login ou pagar pelo conteúdo. O WordPress também pode lidar com esse tipo de site com plugins adicionais.
  • Portfolio – Mostre sua arte, habilidades de design e muito mais com um site de portfólio criado no WordPress.
  • Fórum – Um site de fórum pode ser um local útil para os usuários fazerem perguntas ou compartilharem conselhos. Muitos sites de fóruns são executados no WordPress.
  • Eventos – Organizando um evento? O WordPress facilita o compartilhamento dos detalhes do seu evento e a venda de ingressos.
  • Aulas online – Os alunos podem fazer cursos on-line, acompanhar seu progresso, baixar recursos e muito mais em um site de aprendizagem. Com um tipo especial de plugin chamado plugin WordPress LMS, você pode oferecer cursos online.
  • Casamento – Compartilhe os detalhes do seu grande dia com um site de casamento construído em WordPress. Com uma variedade de temas de casamento do WordPress, você pode criar um site de maneira rápida e fácil.

wordpress

As possibilidades são infinitas quando se trata de personalizar um site WordPress. Temas e plugins do WordPress podem adicionar novas opções de design e funcionalidades adicionais. Confira WordPress.org para temas e plugins gratuitos.

O WordPress é a melhor escolha para mim?

Se você está se perguntando por que o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo de site mais usado, aqui estão alguns dos benefícios da plataforma WordPress:

  • Simples – O WordPress permite que você publique e construa o conteúdo do seu site rapidamente. Mesmo como iniciante, você pode facilmente usar o WordPress.
  • Grátis – O software WordPress disponível no WordPress.org é gratuito para download e uso. No entanto, você precisará pagar pela hospedagem do site e um nome de domínio.
  • Flexível – O WordPress permite que você crie muitos tipos de sites, desde blogs pessoais e lojas online até revistas e jornais.
  • Fácil – Se você consegue usar um software de processamento de texto como o Microsoft Word, pode usar o WordPress para criar e gerenciar um site.
  • Open Source – O WordPress é um software de código aberto licenciado sob a GNU General Public License (GPL), o que significa que não é de propriedade de uma única empresa ou entidade. Centenas de desenvolvedores e usuários colaboram e contribuem com o software para torná-lo melhor. O espírito de código aberto significa melhorias constantes, responsabilidade e uso gratuito para todos.
  • Não precisa programar – O WordPress remove a necessidade de saber programação para construir um site. Embora o WordPress utilize uma variedade de linguagens de programação, não há necessidade de conhecer nenhuma delas para usar o WordPress.
  • Milhares de opções com plugins – O software do WordPress pode ser estendido com plugins do WordPress. Os plugins do WordPress são softwares que você pode enviar para o seu site para adicionar mais recursos (como loja virtual, SEO, backups, formulários de contato e muito mais). Existem milhares de plugins gratuitos do WordPress disponíveis no diretório de plugins WordPress.org e uma indústria de plugins premium (pagos).
  • Personalizável com temas WordPress – Os temas do WordPress fornecem o design e layout do seu site. Com um clique de um botão, você pode alterar toda a aparência do seu site aplicando um novo tema WordPress. Temas WordPress mais avançados são como construtores de sites estilo “arrasta e solta”, dando a você ainda mais controle do layout.
  • Segurança – Embora nenhuma plataforma de site seja 100% segura, a segurança do WordPress continua melhorando com uma equipe de segurança vigilante dos principais desenvolvedores e usuários. Os problemas comuns de segurança do WordPress geralmente são causados por erro do usuário, e não pelo próprio software.
  • Uma enorme comunidade de usuários e desenvolvedores – Quando você tem um site WordPress, você também pode se envolver na comunidade WordPress através do seu WordPress Meetup local, WordCamps e muito mais. A comunidade WordPress tem a reputação de ser incrivelmente acolhedora, útil e inovadora.
  • Plugins premium e mercado gigante de temas – Embora existam muitos plugins e temas gratuitos, a maioria dos proprietários de sites WordPress profissionais investem em plugins ou temas premium (pagos). Por quê? A compra de um plugin ou tema premium ajuda a pagar pelo desenvolvimento e suporte contínuos do plugin ou tema, incluindo novos recursos, patches de segurança e muito mais.

wordpress2

Recursos do WordPress

Como plataforma de criação de sites e CMS, o WordPress possui um impressionante conjunto de recursos. Aqui estão apenas alguns dos muitos recursos do WordPress.

  • SEO – O WordPress oferece uma base de código excepcional para SEO. O SEO permite que o conteúdo do seu site seja encontrado por meio de mecanismos de pesquisa comuns, como Google ou Bing.
  • Velocidade – O WordPress tem uma estrutura de site enxuta que está constantemente se esforçando para remover o “inchaço” de código que diminui a velocidade de carregamento de um site.
  • Compatível com celulares – A maioria dos temas do WordPress são compatíveis com dispositivos móveis ou responsivos.
  • Biblioteca de arquivos de mídia – O WordPress inclui uma biblioteca de mídia integrada onde você pode carregar e incorporar arquivos de mídia, como imagens ou vídeos, em suas páginas ou postagens. Você pode até mesmo realizar edições básicas em suas imagens no WordPress.
  • Interface fácil de usar – O WordPress é muito fácil de usar, sem configurações complicadas.
  • Menus personalizados – O WordPress facilita a criação de menus de navegação com links para suas páginas ou links personalizados.
  • Blog integrado – Adicionar um blog ao seu site é tão simples quanto publicar um post.
  • Editor de Blocos do WordPress – O WordPress 5.0 introduziu o novo editor, também conhecido como Gutenberg WordPress Editor. O novo editor transforma a maneira como você edita páginas e postagens do WordPress. Agora você pode projetar e organizar seu conteúdo com uma abordagem mais flexível no estilo “arrastar e soltar”.

recursos wordpress

Sobre o WordPress

O WordPress começou em 2003, quando Mike Little e Matt Mullenweg decidiram criar uma plataforma de blog melhor com base em uma já existente, construída sobre a base do código da plataforma B2, mas com recursos mais robustos e desenvolvimento mais consistente. O resultado é o WordPress. Primeiro foi uma ferramenta para blogs, mas WordPress cresceu rapidamente para ser um extenso sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) capaz de lidar com uma ampla variedade de sites.

Estatísticas de uso do WordPress na Web

De acordo com as estatísticas de uso dos sistemas de gerenciamento de conteúdo, agora o WordPress alimenta mais de 60 milhões de sites, ou 36% de todos os sites na Internet e mais de 60% de todos os sites cujos sistemas de gerenciamento de conteúdo são conhecidos.

uso wordpress

Como o WordPress é gratuito e fácil de usar, ele foi amplamente adotado como o padrão para os criadores de sites.

Quem usa o WordPress?

Fique tranquilo, você estará em boa companhia se usar o WordPress para publicar seu site na web. Muitos blogs famosos, agências de notícias, sites de música, empresas da Fortune 500 e celebridades estão usando o WordPress, incluindo Toyota, Adobe, USA Today, Time, Disney, Airbnb, Spotify, TechCrunch e até mesmo a globo.

Se você estiver curioso sobre quem usa o WordPress, vá até o WordPress e ficará impressionado com o número de sites conhecidos e pessoas famosas usando o WordPress para alimentar seus sites.

WordPress.com x WordPress.org

Se você está apenas começando com o WordPress, há algumas coisas importantes a saber. Primeiro, você precisa saber a diferença entre WordPress.com e WordPress.org.

A diferença entre WordPress.com e WordPress.org pode ser um pouco confusa se você é novo no uso do WordPress.

WordPress.com é a versão hospedada do WordPress, onde você pode criar uma conta WordPress.com para criar um blog ou site.

  • Por padrão, o URL ou domínio do seu site incluirá a palavra “WordPress”, como seublog.wordpress.com.
  • As atualizações pagas incluem um domínio personalizado, integração com o Google Analytics, mais espaço de armazenamento, a capacidade de adicionar seus próprios plugins e temas e mais.
  • O WordPress.com é de propriedade da Automattic, uma empresa fundada por um dos criadores originais do WordPress, Matt Mullenweg.

WordPress.org é onde você pode baixar o software WordPress para instalar em seu próprio servidor ou hospedagem na web.

  • O software WordPress é de código aberto, por isso é gratuito para baixar e usar.
  • Para usar a versão WordPress.org do WordPress, você precisará ter um nome de domínio e hospedagem na web, adquiridos de uma empresa respeitável como a SuperDomínios.
  • A superdomínios oferece uma “instalação rápida” do WordPress ou instalamos para você para ajudá-lo a começar, se você não quiser instalar o WordPress por conta própria.

Como começo a usar o WordPress?

Agora você provavelmente está se perguntando: “como faço para usar o WordPress?”

Você só precisa de algumas coisas para começar a usar o WordPress:

  • Hospedagem wordpress de qualidade
  • Um nome de domínio
  • O software WordPress instalado em seu site (a maioria das hospedagens de sites cuidará disso para você).

Se você preferir usar a versão hospedada do WordPress disponível no WordPress.com, basta criar uma conta no WordPress.com para começar.

O que é um plug-in do WordPress?

Um plugin do WordPress é um software adicional que você pode enviar ao seu site para adicionar novos recursos, funcionalidades ou integrações.

  • Plugins podem ser adicionados através do menu Plugins em seu painel do WordPress.
  • Usando a função de pesquisa, você pode encontrar um plug-in disponível no diretório de plug-ins do WordPress.org.
  • Os plug-ins também podem ser encontrados como arquivos zip que você carrega por meio do carregador de menu de plug-ins em seu painel do WordPress.

Veja também Os melhores plugins para WordPress

wordpress plugins

O que é um tema WordPress?

Um tema WordPress fornece a estrutura de design do seu site. A maioria dos temas do WordPress fornece:

  • O design geral (a aparência e o estilo) do seu site
  • Fontes
  • Esquema de cores
  • Estilos para postagens do blog
  • Layouts de páginas

Alguns temas funcionam como construtores de páginas, permitindo que você crie seus próprios layouts de página sem saber programar.

Os temas podem ser adicionados através do menu Aparência > Temas no painel do WordPress. Usando a função de pesquisa , você pode encontrar um tema gratuito disponível no WordPress.org. Os temas também podem ser encotramos como arquivos zip que você envia por meio do do menu Aparência > Temas em seu painel do WordPress.

wordpress temas

Ganhar dinheiro com WordPress

Novos mercados surgiram do WordPress. Hoje, as possibilidades de ganhar dinheiro com o WordPress vão desde administrar uma loja online até construir sites para clientes e consultoria WordPress.

  • Criar sites WordPress para clientes – Se você é um desenvolvedor ou designer web, pode se especializar em sites WordPress. Como o WordPress é tão fácil de usar, treinar clientes para usar seus sites é um bônus de se especializar no WordPress.
  • Manutenção do WordPress – Muitas vezes, os proprietários de sites WordPress não têm tempo para manter seus sites. A manutenção do WordPress inclui tarefas importantes do site, como atualizações de software, backups, segurança, SEO e muito mais.
  • WordPress SEO – Os serviços de SEO do WordPress podem ser úteis para muitas empresas que desejam gerar mais tráfego de pesquisa orgânica e superar seus concorrentes. Você pode se especializar em WordPress SEO fornecendo auditorias de sites, pesquisa de palavras-chave, redação de conteúdo e muito mais.
  • Consultoria WordPress – Algumas empresas precisam de orientação sobre como projetar, construir, crescer ou melhorar seu site. Os consultores do WordPress conhecem todos os atalhos da otimização, funcionalidade, ferramentas e recursos do WordPress.
  • Redação de conteúdo – Saber usar o WordPress faz de você um candidato atraente para muitas empresas que precisam de serviços de marketing de conteúdo.

Hospedagem WordPress de alta qualidade

Confira já os planos de hospedagem wordpress da Superdomínios, estamos no mercado desde 1999!

FAQ

O que é WordPress?

O WordPress é uma plataforma de criação de sites gratuita e de código aberto. Em um nível mais técnico, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) escrito em PHP que usa um banco de dados MySQL. Em linguagem mais fácil, o WordPress é o construtor de blogs e sites mais fácil e poderoso que existe hoje.

O WordPress é grátis?

Sim, o software wordpress é totalmente grátis no entanto você precisará de uma hospedagem e de um domínio, esses são pagos.

As pessoas usam o WordPress?

Muitos blogs famosos, agências de notícias, sites de música, empresas da Fortune 500 e celebridades estão usando o WordPress, incluindo Toyota, Adobe, USA Today, Time, Disney, Airbnb, Spotify, TechCrunch e até mesmo a globo. WordPress é usado em 36% dos sites na internet.

Posso usar o WordPress para um site e não para um blog?

Sim, com plugins e temas você pode fazer qualquer tipo de site, incluindo loja virtual.

Deixe um comentário