o que e url

O que é URL?

Uma URL é o mesmo que um nome de domínio? Surpreendentemente, a resposta é não. Mas os termos são usados de forma tão singular que é compreensível porque as pessoas confundem um com o outro. Mas há uma diferença.

Um nome de domínio é parte de uma URL, que significa Uniform Resource Locator. Você pode ver a diferença no exemplo a seguir:

url

Vamos explicar um pouco mais

Para que as redes de computadores e os servidores “conversem uns com os outros”, os computadores contam com uma linguagem composta de números e letras chamada de endereço IP. Cada dispositivo que se conecta à Internet tem um endereço IP exclusivo e se parece com isso:

22.231.113.64 ou 3ffe:1900:4545:3:200:f8ff:fe21:67cf

Para navegar facilmente pela web, digitar um endereço IP longo não é ideal para um usuário. Esta é a razão pela qual os nomes de domínio foram criados – para ocultar endereços IP com algo mais memorável. Você pode considerar o nome de domínio como um “apelido” para o endereço IP.

Uma URL incorpora o nome de domínio, juntamente com outras informações detalhadas, para criar um endereço completo (ou “endereço da web”) para direcionar um navegador para uma página específica online chamada página da web. Em essência, é um conjunto de direções e cada página da web é única.

O que isso significa exatamente?

No final, o que realmente importa é o nome de domínio, a chave para criar uma presença online. E ao contrário da crença popular, ter uma presença online não significa que você precisa ter um site. Ao registrar um nome de domínio, você pode aproveitá-lo de várias maneiras, incluindo email profissional.

Portanto, dê o primeiro passo para ficar online – registrar seu domínio agora.

Deixe um comentário