Depois de escolher um nome de domínio e comprá-lo, pode parecer que a parte difícil acabou, mas ainda há muita configuração e administração que precisam ser feitas. Este artigo informará as cinco principais ações nas quais você precisa se concentrar depois de comprar seu domínio.
1 – Encontre um “lar” para seu domínio, também conhecido como hospedagem
Você comprou seu domínio e agora precisa de um lugar para ele “viver”. Em outras palavras, você precisa escolher um plano de hospedagem.
Você tem 2 opções, use um serviço de hospedagem independente do registro de domínio ou compre a hospedagem na mesma empresa.
Provavelmente você comprou seu registro de domínio em uma empresa que também oferece hospedagem de sites, comprar ambos na mesma empresa tem algumas vantagens.
Você não terá que se preocupar em conectar seu domínio ao seu serviço de hospedagem – eles estarão conectados desde o início. Uma empresa que oferece serviços combinados de domínio e hospedagem geralmente inclui benefícios extras que tornarão sua vida mais fácil a longo prazo.
2 – Crie um endereço de e-mail específico do seu domínio
A criação de um endereço de e-mail personalizado que corresponda ao seu domínio oferece um toque profissional que uma conta gmail.com ou hotmail.com não conseguem.
Felizmente, a maioria dos serviços de hospedagem de sites e registro de domínios oferecem endereços de e-mail personalizados do domínio.
Com seu novo endereço de e-mail personalizado do domínio, você deve divulgá-lo, como fazer cartões de visita, fazer canecas de café da empresa, qualquer coisa que você possa pensar para divulgar seu novo e-mail e divulgar o nome da sua empresa.
3 – Crie as contas nas mídias sociais
Certifique-se de que sua presença nas mídias sociais esteja combinando com seu novo domínio e endereço de e-mail. Verifique todas as suas contas existentes, crie novas e veja se o nome exato da sua empresa, ou algo próximo a ele, está disponível. Você precisa ter certeza de que a identidade da marca da sua empresa no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e outras plataformas combinam com o seu site.
Pode ser uma vantagem verificar quais nomes de mídias social estão disponíveis antes de comprar seu nome de domínio, já que é uma parte essencial da marca atualmente.
Se você não conseguir obter uma correspondência exata, tente adicionar um rótulo exclusivo, como uma abreviação do país em que você opera, como LojaetcBR Contanto que seja próximo ao nome da sua empresa, funcionará para as suas redes sociais.
Faça o possível para usar o mesmo nome, para que as pessoas não confundam sua empresa com outra conta.
4 – Registre a marca da sua empresa
Digamos que você acabou de iniciar uma nova empresa de sucesso. Você tem um ótimo nome para a empresa, um site em desenvolvimento, um endereço de e-mail personalizado do domínio e as mídias sociais correspondentes.
Antes de comemorar, uma das coisas mais importantes que você ainda precisa fazer para abrir sua empresa é registrar sua marca no INPI.
Mais de 275 mil pessoas entraram com pedidos para registrar marcas somente em 2020. Como você pode ver no gráfico abaixo, esse número tem aumentado constantemente.
5 – Crie seu site
Agora é hora de colocar a “mão na massa” e criar seu site.
Existem 2 possibilidades. Você pode fazer isso por conta própria, existem ferramentas de construtor de sites , criador de loja virtual ou mesmo a poderosa ferramenta wordpress. O WordPress é uma escolha popular e atualmente cerca de 39,5% de todos os sites na Internet são feitos com ele.
Se você não se dá muito bem com informática e não quer ter o trabalho, o ideal é que contrate uma empresa ou webdesigner para fazer o site para você.
Depois de definir o design e o conteúdo, não se esqueça de desenvolver seu site à medida que seu negócio cresce.
Crie conteúdo envolvente para atrair clientes. Desenvolva uma estratégia de marketing para certificar-se de que está otimizando palavras-chave e links para gerar tráfego para seu site.
Vamos resumir:
1 – Encontre um serviço que o ajudará a registrar um domínio e fornecerá hospedagem do site.
2 – Crie um endereço de e-mail personalizado do domínio.
3 – Crie contas nas redes sociais com o mesmo nome do domínio.
4 – Registre sua marca no INPI.
5 – Crie seu site e desenvolva o conteúdo e marketing conforme sua empresa cresce.