Manter um site ativo e funcionando pode dar muito trabalho. Seja atualizando software, garantindo que tudo esteja seguro e protegido, ou até mesmo gerando receita, a manutenção de um site envolve muita coisa. Nem todo mundo tem tempo ou conhecimento para fazer isso.
É aí que entra um especialista como você. Muitos proprietários de sites optam por colocar a manutenção do seu site nas mãos de terceiros, tornando os serviços de manutenção de sites uma proposta comercial valiosa para aqueles com experiência.
Se você já tem conhecimento em serviços de manutenção e deseja ganhar um extra, ou está pensando em começar a fornecê-los, este artigo será útil.
O valor dos serviços de manutenção de sites
Se você já oferece serviços de web design ou criação de sites, oferecer serviços de manutenção é uma excelente maneira de monetizar os clientes existentes e garantir um fluxo de receita mensal ou anual constante, ao invés de apenas um único trabalho. Para os clientes, eles terão a tranquilidade de saber que seu site está atualizado e protegido contra possíveis violações. Além disso, eles provavelmente indicarão outros clientes se estiverem satisfeitos com seus serviços.
O que um serviço de manutenção de site deve oferecer
O nível dos serviços de manutenção de sites pode variar e também dependerá do seu conhecimento e se você tem ou não uma equipe disponível para ajudá-lo. Basicamente, você pode dividir em duas categorias:
- Serviços para manter o site seguro e funcionando
- Serviços para atualização do site e retenção de clientes
Ambas as categorias podem abranger uma variedade grande de tarefas, mas os serviços de manutenção padrão para manter seu site seguro e funcionando normalmente incluem:
Atualizações de software
Como um profissional da web, você provavelmente está ciente da importância de manter os script do site atualizado. Os clientes muitas vezes podem ter dificuldade em acompanhar a atualização do wordpress, CMS, plugins, temas e quaisquer outras ferramentas que usam em seu site, deixando seu site vulnerável a violações de segurança, problemas e muito mais. Você pode cuidar de tudo isso para eles, executando atualizações e lidando com outros problemas técnicos que surgirem.
Segurança
Manter a segurança de um site envolve o que foi mencionado no parágrafo anterior, assim como realizar verificações regulares de segurança do site, instalar certificados SSL e mantê-los atualizados, instalar e manter um firewall e solucionar quaisquer outros problemas de segurança que possam surgir .
Backups do site
Os backups dos sites de seus clientes são essenciais caso eles encontrem uma violação de segurança que os deixe offline ou mesmo problemas com o servidor onde está hospedado. A frequência dos backups depende da frequência com que novos conteúdos são postados no site em questão, mas ao menos semanalmente é o ideal.
Manutenção do back-end
Manter um site funcionando sem interrupções pode envolver uma ampla gama de soluções de problemas técnicos, desde a correção de bugs, erros e links quebrados, até a otimização da velocidade do site.
Relatórios
Os clientes gostam de ser informados sobre o que está acontecendo com seu site. Relatórios regulares podem informá-los sobre o que você está fazendo, correções implementadas, quaisquer problemas de segurança encontrados e, às vezes, até comentários sobre visitantes e tendências.
Agora que já cobrimos o básico, é hora de você pensar no que mais um cliente pode precisar para o funcionamento do seu site. Isso dependerá, é claro, do tipo de site que eles têm, mas os serviços extras comuns incluem:
- Análises mais avançadas, como acompanhar o desempenho das campanhas de marketing
- Estratégias de SEO, como implementar palavras-chave e SEO orgânico
- Atualizar o design do site para novas tendências
- Desenvolvimento de conteúdo novo
- Fornecer imagens e artes para redes sociais
- Agendamento de postagens nas redes sociais
Como cobrar
Quanto mais serviços um cliente usa, mais você cobra dele. Muitos freelancers cobram dos clientes uma taxa por hora de trabalho, mas muitos serviços de manutenção de sites cobram uma taxa fixa mensal ou anual para pacotes de serviços. Planos com modelos de preços são padrão, por exemplo, dividindo-os em modelos iniciais, básicos e premium. Os pacotes iniciais geralmente são os mais baratos e oferecem serviços de manutenção básicos, enquanto os pacotes mais premium provavelmente cobrem as duas categorias mencionadas na última seção. Os preços podem variar de R$ 50,00 a alguns milhares de reais por mês, dependendo das necessidades de seus clientes e do número de sites que eles possuem.
As ferramentas que você precisa
Agora que você conhece o potencial do que pode oferecer, é hora de pensar em como vai entregar. Quais ferramentas você precisará para fornecer aos clientes o plano perfeito?
Conhecimento
Seja realista sobre o que você pode oferecer aos clientes e a quantidade de tempo que você tem para realizar. Se suas habilidades não são tão avançadas, não prometa mais do que a manutenção básica do site. Se você deseja expandir esses serviços, considere uma parceria, contratar ou subcontratar outros especialistas, como redatores de conteúdo e profissionais de marketing, para ampliar sua oferta de serviços e planos.
Outra opção é dedicar um tempo para treinar e aprender novas habilidades. Há uma infinidade de aulas gratuitas e acessíveis on-line para aprender os técnicas de SEO, marketing digital e muito mais.
Aplicativos, plugins e servidores
Algumas agências têm softwares exclusivos que usam para manter os sites dos clientes. Criar sua própria plataforma é uma tarefa bastante difícil para qualquer um, especialmente se você está apenas começando. Felizmente, há uma variedade de ferramentas gratuitas ou acessíveis disponíveis online que você pode usar para criar seus serviços de manutenção de site.
- Para manutenção do wordpress, Wordfence é um ótimo plugin para segurança, o Yoast é ótimo para SEO e o UpdraftPlus é um plugin de backup utilizado por milhões de sites.
- UptimeRobot é uma ferramenta que monitora sites e avisa o proprietário se ele ficar fora do ar.
- Com o Sucuri’s SiteCheck tool você pode verificar qualquer site em busca de malware, vírus, código malicioso e muito mais gratuitamente.
- Para estatísticas, o Google Analytics é o mais usado e gratuito
- Você pode gerenciar redes sociais mais facilmente com Buffer ou Hootsuite
- Para hospedar os sites você pode usar os planos de Revenda de Hospedagem e ainda lucrar em cima disso.