proteger site

4 ameaças hacker que você deve proteger seu site

Ser alvo de um ataque hacker é uma questão de tempo, todos os dias milhões de ataques são feitos na web. Sites seguros transmitem confiança, aumentando a probabilidade de seus clientes fazerem negócios com você.

O crimes na web aumentaram, dramaticamente, aproveitando o uso generalizado da internet e serviços digitais. Diante desse cenário, a boa notícia é que a prevenção é realmente possível. As organizações que adotarem um pacote completo de segurança cibernética podem diminuir em 90% as implicações financeiras causadas por ameaças hacker.

Políticas de segurança, equipamentos e tecnologia são essenciais, mas a conscientização sobre segurança cibernética deve ser um tópico importante para todos. Isso significa que cada pessoa dentro da empresa deve entender exatamente quais são as ameaças e como elas funcionam.

Neste artigo vamos focar na proteção do seu site.

O risco de segurança para sites

As medidas de segurança dedicadas à proteção e integridade do seu site não devem ser subestimadas. Os sites são a principal porta de entrada para a internet. Atualmente, um site não é apenas uma página HTML com texto para ler informações simples. É um ambiente complexo com várias funções.

É assim que os sites podem ser invadidos

Os hackers podem usar sistemas e serviços da web como meio de enganar as vítimas. URLs ou scripts maliciosos para redirecionar os usuários para conteúdo malicioso se enquadram nessa categoria. Atualmente, a quantidade de sites que podem sofrer ataques é maior do que nunca. Em dezembro de 2021, mais de 70 milhões de sites usam sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) em toda a Internet, tornando-se um importante vetor de ataques baseados na web. Eles abrem uma ampla gama de possibilidades para hackers devido a um grande número de vulnerabilidades em plugins de terceiros, que muitas vezes estão desatualizados. Os ataques ao site também podem ter como alvo sua disponibilidade, aplicativos e APIs ou causar ataques de força bruta, que realizam repetidas tentativas de login para tentar sobrecarregar e obter acesso ao site.

4 ataques mais comuns contra sites

Você não pode se proteger contra ameaças hacker se não as conhecer. Embora termos como vírus ou spam pareçam bastante familiares, a mecânica por trás deles geralmente é desconhecida para a maioria das pessoas. Continue lendo para saber mais sobre os tipos mais comuns de ataques contra sites e como proteger você e sua empresa.

1 – Malware

Malware é uma combinação das palavras malicioso e software. Em geral, usamos malware para nomear qualquer software intrusivo desenvolvido por hackers. Exemplos comuns incluem vírus, worms, trojans, spyware, adware e ransomware. Esses programas maliciosos são projetados especificamente para serem baixados e instalados no computador sem que o usuário perceba. Quando a instalação estiver concluída, o software pode causar danos graves. Atualmente, 1 em cada 13 solicitações da Web resultam em malware.

tipos malware

2- Ataques a aplicativos Web

A internet tornou-se um ambiente altamente programável. Nos últimos anos, a web tem visto um número crescente de aplicativos, software executado em servidores web em vez de localmente no sistema operacional do usuário. É por isso que a segurança dos apps web se tornou um dos tópicos mais importantes do ambiente digital. Isso se deve principalmente à complexidade do código-fonte, que aumenta drasticamente a probabilidade de vulnerabilidades imprevistas e manipulação de código. Além disso, os aplicativos da Web geralmente contêm dados confidenciais, que podem ser bastante lucrativos e os ataques podem ser executados facilmente e lançados automaticamente contra milhares de alvos ao mesmo tempo. Os alvos desses ataques geralmente são os bancos de dados e os aplicativos da Web usados para armazenar ou fornecer informações, como no caso de um ataque de injeção de SQL, provavelmente a vulnerabilidade mais comum e perigosa para manipular um banco de dados.

3 – Distributed Denial of Service (DDoS)

Os hackers são capazes de sobrecarregar um ou mais elementos dos sistemas de infraestrutura de rede. O impacto varia de serviços indisponíveis a sites inteiros, aplicativos ou negócios sendo colocados offline. Nesses casos, nos referimos a um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS), cujo objetivo é saturar os recursos para bloquear a comunicação da rede. Esta é a razão pela qual servidores e data centers são seus alvos favoritos. Até 2023, os especialistas prevêem 15,4 milhões de ataques DDoS anualmente.

Comparado ao DOS (Denial of Service), os ataques DDoS são muito mais perigosos, pois utilizam botnets, atingindo assim um alcance maior. 52% de todos os ataques duraram menos de 15 minutos, enquanto 21% atingiram uma hora. Ataques DDoS mais prolongados visam causar danos permanentes às infraestruturas atacadas. Um cenário ainda mais sombrio nos espera em relação a essa ameaça cibernética no futuro. Os dispositivos IoT e o 5G aumentarão o número de dispositivos conectados à internet e a sofisticação dos ataques DDoS.

4 – Violação de dados

Hoje as empresas armazenam uma grande quantidade de dados, uma mistura de informações pessoais e confidenciais que precisam ser protegidas adequadamente. Isto é mais fácil dizer do que fazer. Mesmo uma única “pequena” configuração incorreta no site pode expor todo o banco de dados. Até 2024, as perdas de negócios devido a violações de dados de ataques cibernéticos excederão US$ 5 trilhões. Os tipos de dados mais expostos são emails (70%) e senhas (64%).

71% das violações de dados têm objetivos financeiros. A parte mais crítica é que as empresas e organizações muitas vezes não estão cientes do vazamento de dados e as informações podem ficar expostas a hackers por um longo tempo.

Como proteger seu site

proteger site hacker dicas
  • Hospede seu site em um servidor confiável e estável, a Superdomínios está no mercado desde 1999. Confira nossos planos de hospedagem de sites e VPS. Em todos os planos fornecemos certificado SSL grátis, servidores seguros, sistema de backup, firewall, anti-vírus e anti-spam.
  • Mantenha seus scripts (WordPress, Joomla, etc) , plugins e temas sempre atualizados.
  • Nunca use softwares e scripts piratas.
  • Caso utilize o WordPress instale um plugin de segurança como o WordFence.
  • Utilize um certificado SSL confiável.
  • Utilize um serviço de proteção contra hackers como o SiteLock que tem um selo que informa aos visitantes que seu site é seguro.
  • Sempre faça backups
  • Utilize a proteção de WHOIS no registro do seu domínio
  • Matenha seu domínio seguro, veja esse artigo “Proteja seus domínios de roubos e hackers
  • Mantenha seu WordPress seguro, veja “4 dicas para manter seu WordPress Seguro

Deixe um comentário