Como Criar Um Blog

Como criar um Blog – Guia fácil para fazer um blog

Você está procurando um tutorial fácil e grátis de como criar um blog? Nosso Guia mostrará como criar um blog bonito e funcional , tudo isso em um tutorial passo a passo.

O que é um blog, afinal?

Blog é um tipo de site onde o principal conteúdo é escrito, também conhecido como posts. Você pode iniciar um blog sobre qualquer assunto imaginável.

Os “blogueiros” costumam escrever de uma perspectiva pessoal que lhes permite se conectar diretamente com seus leitores.

Essa interação com o leitor é um dos principais benefícios de iniciar um blog. Essa conexão permite que você interaja e compartilhe ideias com outras pessoas que pensam da mesma forma. Ter um público fiel de leitores também abre as portas para ganhar dinheiro com seu blog, que é algo que discutiremos mais adiante neste guia.

É muito difícil criar um blog?

Um dos equívocos sobre como iniciar um blog é que você precisa ser um grande escritor para ter sucesso. Isso não é verdade. As pessoas leem blogs para ter uma perspectiva pessoal das coisas, de modo que a maioria dos blogueiros escreve em um estilo bastante informal.

Você não precisa ser “Expert”. Para ter sucesso como blogueiro é necessário apenas um requisito : a paixão pelo tema do seu blog.

Principais razões para começar um blog:

  • Ganhe dinheiro em casa – Os blogs podem ser bastante lucrativos se feitos corretamente.
  • Compartilhe sua história – Um blog permite que você tenha uma voz e seja ouvido. Você pode compartilhar sua história com o mundo inteiro, se assim desejar.
  • Reconhecimento para você ou sua empresa – Um blog de sucesso transforma sua ideia em realidade e você pode ganhar uma tonelada de reconhecimento em seus respectivos campos. Muitos blogueiros são conhecidos como especialistas apenas por causa de seus blogs.
  • Encontre uma comunidade – Você escreve uma postagem no blog e as pessoas comentam. Essa é uma ótima maneira de se conectar com pessoas interessadas nas mesmas coisas que você.

E então, como fazer um blog?

Wordpress Fazer Blog

Como fazer um blog em 6 passos

Aprenda a criar um blog em cerca de 20 minutos, seguindo estes passos

  1. Escolha um nome, de preferência algo descritivo.
  2. Coloque seu blog online, registre seu domínio e escolha a hospedagem
  3. Personalize seu blog, escolha um modelo(template) gratuito e ajuste-o
  4. Escreva seu primeiro post, a partir divertida!
  5. Divulgue seu blog. Faça propaganda em redes sociais, para amigos,família, etc
  6. Ganhe dinheiro com seu blog. Escolha entre várias opções para gerar receita com seu blog.

Vamos começar seu blog!

Passo 1 – Escolha um nome para seu blog

O primeiro passo para encontrar um bom nome para o blog é escolher o assunto. Se você não sabe sobre o que deseja falar, aqui vão algumas ideias:

  • Hobbies e paixões. Hobbies ou outros interesses pelos quais você é apaixonado são um ótimo assunto para começar. Culinária, viagens, moda, esportes e carros são exemplos clássicos. Mas até mesmo blogs sobre hobbies mais obscuros podem ser bem-sucedidos, pois o público-alvo é literalmente qualquer pessoa no mundo com Internet.
  • Experiências de vida. Compartilhar seu conhecimento pode ser incrivelmente útil para outras pessoas em situações semelhantes a sua. Pense nas coisas que você experimentou na vida. Isso pode estar relacionado à sua família (exemplo: um blog sobre ficar em casa), trabalho (um blog sobre experiências com clientes) ou outras experiências da vida (um blog sobre momentos difíceis como uma doença ou divórcio ou momentos felizes, como preparar um casamento ou o nascimento de um filho).
  • Um blog pessoal. Um blog pessoal é um blog sobre você. Isso incluirá uma variedade de assuntos, de coisas que você faz diariamente, a pensamentos e reflexões aleatórias. Essa é uma ótima maneira de compartilhar seus pensamentos com o mundo sem precisar se ater a apenas um tema.

Após decidir o assunto, é hora de escolher o nome do seu blog.

Um bom nome de blog precisa ser descritivo , assim os potenciais leitores já sabem instantaneamente do que se trata o assunto do blog.

Se você for criar um blog sobre um assunto específico, definitivamente é melhor incluir isso de alguma forma no nome do seu blog. Tente não se ater a apenas uma palavra. Por exemplo, um blog sobre culinária não precisa necessariamente ter a palavra “culinária”. As palavras “comida”, “receitas” e “refeições” também permitiriam que as pessoas soubessem que seu blog é sobre culinária.

Se você planeja criar um blog pessoal em que discuta uma variedade de tópicos, recomendo usar seu nome/sobrenome ou uma variação dele, pois seu blog é sobre você.

Está com dificuldade de encontrar um bom nome para seu blog? Tente a nossa ferramenta de sugestão de nomes de domínios.

Após decidir pelo nome você precisa verificar se o mesmo ainda não foi registrado por outra pessoa ou empresa. Faça isso agora mesmo nessa página.

Registro Dominio Blog
Clique aqui para procurar por um domínio disponível.

Seu domínio não está disponível? 🙁 Tente o seguinte:

  • Tente uma extensão de domínio diferente. Se a versão .com já estiver registrada, você ainda pode obter a versão .net, .com.br, .org, .blog, são mais de 300 extensões!
  • Adicione palavras pequenas. Palavras como como “a”, “meu” ou “o”. Exemplo : meublog.com ao invés de blog.com
  • Adicione traços entre as palavras. Por exemplo, meu-blog.com
 

Passo 2 – Coloque seu blog online

Agora que você já escolheu um nome para o domínio, é hora de colocar seu blog online. Isso pode parecer difícil ou técnico, mas as etapas abaixo o guiarão e facilitarão o processo.

Para publicar seu blog você precisa de 2 coisas : uma empresa para hospedar o blog e um aplicativo para fazê-lo. A boa notícia é que as 2 coisas geralmente vem juntos.

Uma hospedagem de blog é uma empresa que armazena todos os arquivos do seu blog e os entrega aos visitantes quando digitam o domínio do blog. Você precisa ter uma hospedagem de blog para começar um blog.

Você também precisa ter um aplicativo para criar seu blog. Neste guia, mostrarei como criar um blog usando o software de blog WordPress, porque é o mais popular, personalizável e fácil de usar.

Confira já os planos de hospedagem wordpress da superdomínios e obtenha todas as vantagens:

  • No plano anual você ganha 20% de desconto e mais o domínio grátis
  • Oferecemos a instalação simples e gratuita do software de blog WordPress
  • Hospedamos milhares de blogs na internet desde 1999
  • Temos suporte técnico 24 horas
  • Devolvemos seu dinheiro se você não estiver satisfeito por qualquer motivo

Assinando Plano WordPress na Superdomínios

1 – Clique aqui para entrar na página de blog wordpress da superdomínios e em seguida clique no botão azul escrito “Assinar”

Criar Blog Passo 1

2 – Escolha seu plano, para blogueiros iniciantes o plano mais barato (base) está ótimo.

Criar Blog Passo 2

3 – Digite o nome do domínio para o blog que você escolheu e clique em “Checar”. Lembrando que o domínio precisa estar disponível.

Criar Blog Passo 3

Em seguida na mesma página clique em “Continuar” , é um botão azul localizado na parte inferior.

Criar Blog Passo 4

4 – Escolha a periodicidade do plano, para ter 20% de desconto e ainda obter o domínio grátis(.com ou .com.br) sugerimos o plano anual.

Criar Blog Passo 5

5 – Clique em continuar e em seguida em finalizar

Criar Blog Passo 6

6 – Preencha seu cadastro , escolha uma senha,, selecione a forma de pagamento e marque a opção “Eu li e concordo com os termos”.

Criar Blog Passo 7

Depois que seu plano na superdomínios for liberado você precisa instalar o wordpress ou crie um chamado aqui e solicite a nossa equipe a instalação do wordpress que teremos prazer em lhe ajudar, ok? Leva menos de 1 minuto!

Como instalar o WordPress no cPanel

Após seu plano de hospedagem ser liberado na superdomínios iremos lhe passar acesso a um painel de controle chamado cPanel. Para instalar o WordPress entre no cPanel e siga os seguintes passos:

1 – Na aba “Softaculous” clique no ícone WordPress

Instalar WordPress

2 – Clique no botão azul escrito “Instale agora”

Instalar WordPress Softaculous

3 – Preencha o formulário da seguinte forma:

Choose Protocol : Deixar como está
Seleccione Dominio : Deixar como está
Directório  : Apagar o “wp” Deixe em branco
Table Prefix : Deixar como está
Site Name : Nome do seu site
Site Description : Descrição do seu site
Admin Username : Usuário desejado para entrar no painel do wordpress
Admin Password : Senha desejada para entrar no painel do wordpress
Admin Email : Coloque seu email
Select Language : Mude o idioma para Portuguese-BR

Clique no botão azul “Instalar”

Instalar WordPress Passo A Passo 1

Se preferir crie um chamado que instalamos rapidamente para você!

 

Passo 3 – Personalize seu Blog

Efetue o login no WordPress através de seudominio.com/wp-admin

Após o login, você estará na área de administrador do WordPress. É aqui que você pode fazer as alterações desejadas no seu blog.

Uma das melhores coisas de um blog WordPress é que você pode alterar todo o layout e o design com apenas alguns cliques.

No WordPress, os layouts de blog são conhecidos como “Temas”. Os temas controlam todo o design do seu blog. Para alterar seu tema, clique na guia “Aparência” > Temas no menu à esquerda.

Temas Blog WordPress

Você verá vários temas já instalados no seu blog: Twenty Seventeen, Twenty Sixteen, etc. Esses são temas bem projetados e de aparência limpa que podem funcionar para praticamente qualquer tipo de blog. De fato, muitos dos principais blogueiros do mundo usam um desses temas.

A menos que você tenha um design muito específico em mente para o seu blog, sugiro que você use um desses temas para começar. Para o nosso exemplo, vamos usar o tema “Twenty Twenty” que já é o tema padrão. Caso queira mudar o tema do seu blog, passe o mouse sobre o tema e clique no botão “Ativar”.

Se você não gosta de nenhum dos temas já instalados, pode escolher entre milhares de outros temas gratuitos. Para instalar um novo tema, clique no botão “Adicionar novo”

Adicionar Novo Tema WordPress

Esta é a tela de busca de temas. Existem milhares de temas para escolher. Você pode alterar todo o seu design do blog a qualquer momento simplesmente ativando um novo tema. Para encontrar um tema que você gosta, sugiro que você clique na guia “Popular” e comece a visualizá-los. Quando você encontrar um que você queira, clique no botão azul “Instalar”.

Novos Temas WordPress

Depois que o tema estiver instalado, clique em “Ativar” para colocar o tema no seu blog. Para ver como ficou seu novo tema, acesse seu blog e dê uma olhada!

 

Passo 4 – Como escrever e publicar o primeiro post no blog

Agora que seu blog já está funcionando, bora publicar alguns posts!

No menu esquerdo e clique em “Posts”.

Posts WordPress Blog

Você verá que já existe um post chamado “Hello world”. Esta é uma postagem padrão em todos os novos blogs do WordPress e não precisamos dele. Para excluí-lo, clique em “Lixeira” logo abaixo dele:

Excluir Post Blog WordPress

Para fazer um novo post clique no botão “Adicionar novo”

Adicionar Post WordPress

Agora você está na tela para publicar posts. Digite o título do post no campo superior e comece a escrever seu post no campo inferior.

Primeiro Post WordPress

Após terminar o post clique no botão azul “Publicar” no canto superior direito.

Publicar Blog WordPress
 

Passo 5 – Divulgue seu blog

Criar um blog e escrever bons conteúdos é apenas o começo. Para conseguir leitores para o seu blog, você precisará dedicar algum tempo para promovê-lo, principalmente no início.

Alerte pessoas próximas

Isso inclui família, amigos e colegas de trabalho. Incentive-os a se tornarem seguidores, peça que mencione seu novo blog e, o mais importante, agradeça.

Use mídias sociais

Crie uma página no Facebook, conta no Twitter e conta no Instagram. Você deve divulgar cada nova postagem do blog em suas redes sociais, mas também pode publicar notícias e links relevantes que seus leitores possam achar interessantes. Não se esqueça de usar hashtags e interagir com seus seguidores!

Comente em outros blogs

Encontre outros blogs e interaja com eles. Usando a seção de comentários, apresente-se e deixe comentários atraentes e construtivos. Muitos permitem que você deixe um link para o seu blog.

Interaja com seus leitores

Quando seus leitores deixarem comentários em postagens de mídia social ou em seu blog, sempre se envolvam com eles. Responda aos comentários e perguntas deles para que voltem ao blog futuramente.

Colabore

A colaboração inclui post de convidados, promoção de outros blogs e interação regular por meio de comentários e mídias sociais.

Envie para sites de busca

Inclua seu blog nos resultados de pesquisa o mais rápido possível.

Google: inscreva-se em uma conta do Google para webmasters e abra o Search Console. Para adicionar seu blog, clique em “Adicionar propriedade” e siga as etapas para adicionar seu blog.

Bing: Inscreva-se em uma conta do Webmaster do Bing e adicione seu blog.

 

Passo 6 – Ganhe dinheiro com o blog

Após se esforçar para criar conteúdo e divulgar seu blog, ganhar dinheiro com seu blog não é tão difícil.

Os blogs têm potencial para serem extremamente lucrativos, mas não presuma que você começará a ganhar dinheiro na primeira semana ou até no primeiro mês. Pode levar de seis meses a um ano para começar a ver um fluxo constante de renda.

Os blogs exigem trabalho e dedicação, mas depois que você desenvolve uma audiência , existem vários métodos que você pode utilizar para gerar receita com seu blog.

Ganhar Dinheiro Blog 1
Com muita dedicação esse pode ser você em alguns meses.

Venda espaço publicitário

Após seu blog se tornar popular, os anunciantes irão se interessar pela oportunidade de anunciar. A melhor maneira de tirar proveito dessa situação é usar o Google Adsense. O Google encontra os anunciantes para você e tudo o que você precisa fazer é colocar o código do Google Adsense no seu blog para começar a exibir anúncios.

Programas de afiliados

Afiliados é uma maneira de anunciar com base em comissão. Quando um dos seus leitores clica em um link do seu blog, eles são enviados para o site de um anunciante e você ganha uma comissão caso o visitante compre alguma coisa. Os links de afiliados são uma ótima maneira de obter renda.

Conteúdo para membros

Outra maneira de monetizar é criando opções premium para seu blog. Isso permite que você ofereça aos membros conteúdos mais exclusivos disponíveis apenas com uma assinatura paga.

Aproveite o tempo para explorar as várias maneiras pelas quais você pode ganhar dinheiro com blogs. Vai levar tempo até você ver seu primeiro centavo. Mas com dedicação com certeza a renda surgirá.

Tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco se você tiver alguma dúvida ou problema. Também estamos disponíveis no Facebook.

Deixe um comentário