Wordpress 5 5

O WordPress 5.5 foi lançado! 5 coisas que você precisa saber

O lançamento oficial do WordPress 5.5, uma grande atualização repleta de novos recursos e melhorias. Esta versão não apenas vem com melhorias para o editor de blocos, mas também permite que você edite imagens inline, oferece uma visualização de conteúdo aprimorada e muito (muito!) Mais. Para dar uma ideia do que isso significa para você, listamos os recursos e alterações mais importantes nesta postagem do blog. Confira!

1 – Melhorias no editor de blocos

Com o WordPress 5.0, fomos apresentados a um novo ambiente de edição baseado em blocos, que é chamado de editor de blocos (também conhecido como Gutenberg). Desde a introdução do editor de blocos, cada versão do WordPress vem com melhorias para este ambiente de edição e a versão 5.5 não é exceção. Além de algumas mudanças perceptíveis na interface do usuário, esta versão nos apresenta os padrões de bloco e o novo diretório de blocos.

Os padrões de bloco são bastante úteis quando se trata de elementos mais rotineiros de suas páginas ou postagens. Esses padrões, que você pode encontrar ao adicionar um novo bloco, são blocos prontos com as configurações mais comuns. Pense em dois botões próximos um do outro ou em um layout de coluna em sua página. Os padrões de bloco ajudam a configurar rapidamente o layout de uma página. E embora o número de padrões seja limitado agora, esse número provavelmente continuará crescendo nos próximos anos.

O diretório de blocos

Agora, o diretório de blocos precisa de alguma explicação, pois é um recurso muito legal que pode definitivamente melhorar sua experiência de escrita. Para simplificar, este diretório contém plug-ins do WordPress que podem adicionar novos blocos ao seu editor. E, no momento, você já pode encontrar muitos novos blocos disponíveis.

Uma maneira fácil de usar esse diretório é adicionando um novo bloco. Ao clicar em “adicionar bloco”, basta usar o campo de pesquisa acima e digitar um recurso ou tipo de bloco que deseja usar. Se não houver um bloco atual que corresponda a esta pesquisa, o editor mostrará outros resultados do diretório de blocos que podem corresponder à sua pesquisa. Abre um mundo de possibilidades, certo?

2 – Editar imagens inline

Estamos muito entusiasmados com as melhorias na edição de imagens. Sim, o WordPress sempre deu muitas opções para editar suas imagens, mas este lançamento torna possível fazer isso no próprio editor. O que significa que você não terá que abrir a imagem na biblioteca de mídia, você pode simplesmente girar, redimensionar, cortar (e assim por diante) a imagem exatamente onde estiver. E veja os efeitos disso imediatamente, em relação ao resto do seu conteúdo. Isso economiza tempo e, em nossa opinião, melhora a experiência do usuário.

No entanto, devo observar que isso pode não funcionar para todas as suas imagens (ainda), pois esse recurso se concentra principalmente no bloco de imagem padrão. Se você adicionar uma imagem dentro de outro bloco, por exemplo, no bloco de perguntas frequentes – que também permite adicionar imagens, você terá que editar essa imagem abrindo-a na biblioteca de mídia.

Imagens de carregamento “preguiçoso” (lazy-loaded)

Também vale a pena mencionar que as imagens serão carregadas lentamente por padrão a partir de agora. O que essencialmente significa que as imagens em sua página não serão todas carregadas ao mesmo tempo, mas quando entrarem no alcance de visualização. Isso economiza tempo no carregamento de sua página e nem é preciso dizer que deixará alguns visitantes muito felizes. Como eles não terão que esperar tanto tempo para visualizar sua página.

3 – Aperfeiçoamento na pré-visualização

Escrever um post ou página no editor de blocos dá a você uma boa ideia de como será a aparência desta página. No entanto, a visualização do conteúdo é um ótimo recurso para visualizar com segurança seu conteúdo antes de publicá-lo (ou atualizá-lo). E este lançamento vem com visualizações adicionais do dispositivo, o que torna possível visualizar seu conteúdo em tamanhos de tela de desktop, tablet e celular. Dessa forma, você pode garantir que seu conteúdo seja mais acessível e legível para todos que visitam seu site. O que definitivamente é algo que você precisa verificar, já que o tráfego para celular cresceu muito ao longo dos anos, tornando seu site para celular mais importante do que nunca.

4 – Atualizações automáticas para plug-ins

Outro recurso do WordPress 5.5 é a possibilidade de habilitar atualizações automáticas para seus diferentes plug-ins e temas. Observe que, se isso for algo que você deseja usar, é necessário habilitá-lo manualmente. Isso pode ser feito acessando o painel de administração, clicando em “Plug-ins” no menu e clicando em “Ativar atualizações automáticas” ao lado de cada plug-in que você deseja que seja atualizado automaticamente.

Quer habilitar as atualizações automáticas para o seu tema? Basta clicar em “Aparência” no menu lateral, escolher “Temas” e clicar no link “Ativar atualizações automáticas” que pode ser encontrado sob o nome do seu tema.

Quando você estiver em dúvida se deve usar essa funcionalidade, lembre-se do seguinte. É uma boa prática testar novas versões de plug-ins em um ambiente seguro, como um site de teste, antes de usá-los em seu site ativo. Mas percebemos que, no mundo real, muitos donos de site não fazem (ou não podem) fazer isso. Em alguns desses casos, você pode decidir que é melhor manter seus plug-ins atualizados para evitar quaisquer problemas de segurança e evitar a perda de novos recursos, em vez do risco de uma atualização introduzir bugs ou falhas. Mas isso é algo que cada dono de site precisará decidir caso a caso, para cada plugin. Sempre recomendamos testar quando possível e ficar de olho nos changelogs para ter certeza de que você entende o que pode ser novo ou diferente em uma atualização.

5 – Sitemaps XML habilitado por padrão

Com esta versão, o WordPress gera seus próprios sitemaps XML. Este é um arquivo que fornece instruções aos mecanismos de pesquisa para todo o conteúdo do seu site. Isso os ajuda a descobrir e indexar suas páginas e postagens, o que é muito importante para o SEO. Agora que os sitemaps XML são um recurso padrão do WordPress, mais de 1 em cada 3 sites os terão habilitados por padrão. Isso é incrível!

Bem-vindo ao WordPress 5.5!

Neste post, discuti alguns destaques do WordPress 5.5. E embora haja muito mais nesta versão do que os recursos mencionados, espero que tenha ajudado você a se informar sobre as principais novidades!

Deixe um comentário