trocardominio

Posso mudar o domínio do meu site? Veja como trocar o domínio facilmente

Como substituir facilmente o endereço do site por outro domínio.

Alterar o domínio é um dos desafios mais comuns para empresas que recentemente mudaram de marca ou querem apenas dar uma repaginada no site. Embora não seja difícil, é uma boa ideia aprender o necessário para garantir que a classificação e a indexação do seu site não sejam afetadas por essa alteração. Lembre-se, a indexação do seu site depende das palavras-chave, dados e outros indicadores de conteúdo marcados pelo mecanismo de busca. E uma mudança no domínio pode afetar temporariamente todos esses fatores, prejudicando sua classificação no google.

Se você está pensando em mudar seu nome de domínio, veja como você pode fazer isso acontecer e por que tomar essa iniciativa pode ser a coisa certa para o seu negócio.

3 boas razões para mudar o domínio

Sua empresa pode precisar alterar o domínio por vários motivos.

Algumas empresas adotam essa iniciativa como parte de sua estratégia de rebranding, enquanto outras podem querer migrar para um subdomínio ou criar um domínio pessoal como parte de sua marca. Da mesma forma, algumas empresas migram seus sites para atingir objetivos diferentes.

Aqui estão três casos em que trocar o domínio é a escolha certa.

1 – Rebranding

O rebranding é uma das iniciativas mais comuns para marcas que desejam reorganizar seus públicos, atrair um novo segmento de compradores ou apenas se diferenciar das versões mais antigas.

Usar um nome totalmente novo, uma nova identidade e estabelecer novas metas são todas as marcas registradas do rebranding se for feito corretamente. E você também precisa de um novo site para mostrar tudo isso.

alterar dominio

2 – Mudar para um nome de domínio melhor

No início de um negócio provavelmente você não tem rios de dinheiro para comprar um bom nome de domínio, então você compra um barato para começar sua presença online. Esse domínio barato pode comprometer a qualidade adicionando hifens ou usando uma grafia estranha no nome da marca.

Embora seu objetivo não seja cumprido naquele momento, você têm a chance de corrigir o domínio mais tarde, quando houver fundos suficientes. Então, quando as empresas descobrem que sua ideia original para o nome de domínio está disponível, elas geralmente mudam de domínio para cumprir os objetivos de sua marca.

3 – Mesclando sites

Se sua empresa possui vários sites, você pode mesclar mais de um site substituindo o domínio. Você terá que modificar o domínio de pelo menos um deles para concluir a fusão.

Você terá que decidir qual domínio do site deseja manter e qual domínio deseja substituir. É melhor manter o domínio que já possui um certificado SSL, backlinks relevantes e uma presença digital estabelecida.

Guia rápido para mudar o domínio do seu site

A primeira coisa que você terá que fazer é comprar o domínio que deseja para o seu negócio. Depois disso, basta seguir estes passos:

  • Crie um backup de todos os registros DNS do nome de domínio anterior e certifique-se de que eles sejam copiados para o novo site.
  • Certifique-se de recriar todos os subdomínios que o URL do seu site antigo usava. Por exemplo, se seu site tiver uma página chamada clientes.superdominios.org, você deverá criar um subdomínio semelhante, como clientes.novodominio.com
  • Crie um redirecionamento 301 no domínio antigo para desviar o tráfego do domínio antigo para o novo. Isso atualizará seus clientes e até mesmo o google sobre a alteração de domínio e os redirecionará para seu novo domínio.
  • Certifique-se de que seus certificados SSL estejam funcionando.
  • Após a mudança, analise o tráfego para garantir que não haja problemas adicionais.
mudar dominio

O que não fazer durante a troca de domínio

Vejamos algumas coisas que você precisa evitar durante as alterações do domínio.

Mover vários sites para um único domínio ao mesmo tempo

Se você mover todos os seus sites para um único domínio, poderá confundir seus clientes e os mecanismos de pesquisa. É melhor dar passos menores e mudar 1 por vez.

Modificações consecutivas

Fazer inúmeras mudanças também pode ser prejudicial para o seu negócio. Além disso, você terá que indexar as páginas novamente para permitir que os mecanismos de pesquisa reaprendam o conteúdo.

Conclusão

Você pode ter um motivo legítimo para modificar o domínio do seu site. Se você deseja renomear, mesclar sites ou usar um nome de domínio que melhor defina a essência da sua marca, é essencial alterar seu domínio estrategicamente.

Você pode seguir as etapas anteriores para alterar seu nome de domínio. Mas certifique-se de não fazer várias modificações até que o site tenha migrado totalmente. Dessa forma, você pode alterar o nome do domínio sem afetar seu tráfego.

Deixe um comentário