certificado ssl

Qual é a diferença entre os certificados SSL DV, OV e EV?

Hoje em dia todos os sites precisam de certificados SSL. Todos os tipos de certificado SSL criptografam o tráfego mas eles fornecem diferentes níveis de segurança. Qual é o certificado SSL certo para o seu site? Descubra-o neste artigo.

Seu site tem um domínio atraente, apresenta ótimo conteúdo, tem uma experiência de usuário excelente e um processo de checkout tranquilo. Esses aspectos são todos necessários para um site, mas não significam nada se não puderem contar com um certificado SSL. Segurança baseada em criptografia é absolutamente essencial e muitas vezes também obrigatório para garantir uma comunicação segura na Internet.

O certificado digital SSL garante a segurança das informações transmitidas online, mas o nível das informações podem variar. Isso ocorre porque os certificados SSL não são todos iguais. Podemos distingui-los de acordo com seu nível de confiabilidade, do menos ao mais seguro. Analisaremos os certificados DV(Validação de domínio), OV(Validação completa) e EV(Validação estendida) e destacaremos suas diferenças.

Por que usar certificados SSL?

Os certificados SSL aumentam a credibilidade do seu site. Eles sempre incluem um tipo de autenticação aos olhos dos usuários e muitas vezes mostram evidências sobre a organização que possui o site e o negócio. É considerado uma boa prática sempre adquirir um SSL junto com o registro do domínio para cumprir os padrões atuais de segurança. A maioria dos navegadores atuais não exibe seu site se um certificado SSL não for implementado.

Ainda assim, um certificado SSL nunca garantirá que os dados do usuário estejam totalmente protegidos. O site pode ser alvo de um ataque de phishing ou apresentar vulnerabilidades em seu código-fonte.

Como ocorre a comunicação com certificado SSL?

Quando ocorre a primeira transmissão de comunicação entre o servidor cliente e o servidor web, este último envia seu certificado ao navegador, que tem a tarefa de verificar sua validade. Depois que o processo de verificação for concluído e tudo estiver correto, a conexão entre o servidor cliente e o servidor web pode ocorrer de forma segura. O usuário verá um cadeado verde ou cinza na barra de endereços e terá a certeza de que está navegando em uma página da web criptografada.

O que são certificados DV, OV e EV?

Embora todos os certificados SSL usem métodos semelhantes para garantir criptografia, autenticação e integridade, eles variam significativamente no que diz respeito à validação das informações das identidades que protegem. Autoridades de certificação geralmente classificam os certificados com base em três níveis de validação diferentes: validação de domínio (DV), validação da organização (OV) e validação estendida (EV).

Validação de domínio (DV)

O certificado de validação de domínio (DV) oferece um nível básico de segurança. A certificadora garante que as informações sobre o domínio correspondem aos dados disponíveis no protocolo WHOIS ou nos servidores DNS que gerenciam seu domínio. No entanto, ele não verifica você como o proprietário legítimo da empresa. Os clientes que veem o ícone de cadeado no navegador confiarão mais em seu site por causa desse sinal reconhecido de legitimidade. Informações simples, como nome de domínio, proprietário do domínio e outros detalhes pessoais, são verificadas automaticamente durante o processo de verificação. Obter um certificado DV é muito fácil e é a opção mais barata.

Quem deve escolher um certificado DV?

Este certificado é adequado para administrar um site de informações gerais, um blog pessoal e sites pequenos. Se a segurança for uma prioridade para o seu site, aconselhamos que selecione um certificado OV ou EV.

Validação da organização/empresa (OV)

Depois de verificar o nome, endereço físico e número de telefone de uma empresa, a certificadora emitirá um certificado OV para confirmar sua existência oficial. Este certificado é essencial se os usuários enviarem informações confidenciais, como detalhes de contato ou números de cartão de crédito em seu site. Os sites de comércio eletrônico são os que mais se beneficiam dessa garantia de proteção.

Comparado ao DV, o OV está um passo à frente. A certificadora verificará as informações do proprietário da empresa. Eles confirmarão que a empresa está registrada e exibirão o nome da empresa no certificado. Além disso, a certificadora verificará se a empresa solicitante é proprietária do domínio em questão. Este é um excelente sinal de segurança, pois golpistas não podem obter certificados OV! Os usuários veem o bloqueio de segurança na URL do navegador e se sentem mais seguros ao inserir pagamentos confidenciais e dados pessoais.

Quem deve escolher um certificado OV?

Um certificado OV é a escolha certa se você executa um projeto profissional. Isso demonstra que você se preocupa com a proteção de dados e dá a seus usuários um sinal de confiança, informando que estão interagindo com uma entidade comercial real.

Validação estendida (EV)

O certificado EV é usado mundialmente por todas as principais empresas online, pois é reconhecido como o tipo mais confiável de certificado SSL. A certificadora entrará em contato com a empresa durante o processo de verificação e coletará informações e documentos para comprovar sua real identidade e existência. Além disso, a certificadora verificará se a solicitação vem de uma pessoa diretamente ligada à empresa e autorizada a representá-la.

Uma vez que o processo tenha sido concluído com sucesso e o certificado EV tenha sido emitido, a barra de endereço exibirá um cadeado de segurança. Ao clicar nele, os usuários podem acessar algumas informações sobre o certificado e localização da empresa. Dessa forma, o certificado EV não apenas criptografa o tráfego, mas também garante um nível muito alto de segurança e confiabilidade. Obviamente que esta certificação está associada a um procedimento mais demorado e complexo e com custos mais elevados.

Quem deve escolher um certificado EV?

Um certificado EV é altamente recomendado para projetos digitais profissionais. Seu rigoroso processo de garantia de qualidade garante a segurança e confiabilidade de um site. É por isso que é a opção mais cara entre os certificados SSL e o certificado mais adotado por grandes corporações e comércio eletrônico.

DV, OV e EV: Quais são as vantagens?

A primeira grande diferença, sem dúvida, está no preço. A disparidade de custo é justificada pelo aumento dos níveis de segurança e verificações mais extensas necessárias para a emissão do certificado. Os rigorosos procedimentos de verificação e controle oferecem elementos visuais para proprietários de sites acessíveis diretamente na barra de endereços do navegador. Esses elementos podem influenciar significativamente os lucros, pois a confiança e a segurança podem ser uma questão decisiva para os usuários deixarem informações pessoais ou finalizarem uma compra. Por último, mas não menos importante, um site mais seguro tem mais chances de obter melhores classificações nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Certificado SSL barato é conosco

A SuperDomínios oferece uma ampla variedade de certificados SSL com os preços mais baratos do país. Comprar certificado SSL agora.

Deixe um comentário