dicionario-dominios

Termos utilizados no mercado de domínios de A a Z

Quando se trata do setor de registro de domínio, existe uma grande lista de termos e jargões técnicos que estão em constante evolução desde os primeiros dias da Internet. Leia agora este glossário de termos do setor de domínios para uma introdução ou atualização sobre esse assunto.

A

A-Record – Entrada de DNS que pode ser usada para apontar um domínio ou subdomínio para um endereço IP estático ou uma conta de hospedagem. Comumente usado para ferramentas de terceiros.

Aftermarket – Depois que um nome de domínio é registrado e colocado para venda, ele é considerado um domínio aftermarket. Atualmente, milhões de domínios estão sendo comprados e vendidos no mercado de reposição.

B

Bloqueio de registro (Registry Lock) – Uma camada de segurança feita por registradores para proteger um nome de domínio contra transferências não autorizadas ou alterações de contato.

C

ccTLD – Domínios que são concedidos para países, como por exemplo .BR para o Brasil, .US para os Estados Unidos e .CA para Canadá. Como se fosse um código DDI dos domínios.

Caractere – Contagem de caracteres de um nome de domínio. Um caractere pode ser uma letra, número ou traço. Quanto menos caracteres geralmente mais valioso o domínio é. Exemplo de domínios valiosos e com poucos caracteres: nba.com , fox.com , uol.com.br

Contato administrativo – A pessoa designada em um registro de domínio como responsável pelo gerenciamento do nome de domínio.

Cybersquatter – Alguém que usa um nome de domínio de má fé com a intenção de lucrar com outra marca registrada.

Mapa Mundial dos domínios ccTLDs

D

DNS (Domain Name System) –  Sistema de nomes distribuídos que mapeia nomes de domínio legíveis por humanos para endereços IP numéricos para localizar serviços de hospedagem de sites. Somente por causa do DNS que você pode entrar em superdominios.org ao invés de ter que digitar o número IP do nosso servidor que no caso seria 63.143.43.190, muito mais difícil de recordar.

Disponível – Nomes de domínios que estão disponíveis para registro imediato. Os domínios disponíveis podem ou não ter sido registrados antes.

Domínio – Uma sequência única de caracteres que identifica a propriedade e permite uma conexão com um site.

Domínios geográficos – Nomes de domínio segmentados para um local geográfico específico. Os domínios geográficos geralmente contêm um nome de cidade, estado ou país. Esses domínios são muito procurados para uso no marketing local. Exemplos = curitiba.br , salvador.br, .rio.br

Domínios expirados – frequentemente referenciados ao se referir a um ou mais nomes de domínio que expiraram recentemente e estão disponíveis para novo registro.

Data de criação – A data em que um domínio foi registrado pela primeira vez. Esses dados são encontrados no banco de dados WHOIS,

Domínio descritivo – Um nome de domínio que contém palavras-chave que descrevem com precisão uma pessoa, local ou coisa específica.


Ciclo de vida de um domínio

E

Expiração – a data em que um nome de domínio está programado para expirar. Os registradores normalmente desativam os serviços no momento e oferecem um período de carência de 30 dias para renovar antes que um domínio seja excluído.

EPP Authorization Key – Senha de segurança utilizada para proteger transferências de domínio de um registrador para outro. Somente para domínios internacionais, não disponível para domínios com final .BR

Exclusão – A exclusão implica que um nome de domínio expirou e o dono não renovou, neste caso já está disponível para uma nova pessoa registrar.

F

FTP (File Transfer Protocol) –  O protocolo padrão para transferir arquivos de um computador para outro. Geralmente utilizado para publicar os arquivos do seu site do computador pessoal para o servidor de hospedagem na internet.

G

gTLDs (domínios genéricos de primeiro nível) – Extensões de domínio disponíveis para uso do público em geral como .com .net .org , .online, etc.

H

Hijacking –  Quando um nome de domínio é roubado por meio de alterações nas informações do registrante ou exploração de uma expiração esquecida.

Hits –  um termo usado para descrever o número de impressões ou visitas que uma página da web recebe.

Host –  A entidade ou empresa que fornece servidores para hospedagem de sites, arquivos e emails.

HTTP (Hyper-text Transfer Protocol) –  Protocolo comum para informações e mídias distribuídas na Web.

HTTPS –  Uma camada de segurança adicionada ao HTTP na qual chaves secretas (consulte SSL) são trocadas para criptografar dados compartilhados entre um cliente e servidor.

I

ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) – Uma organização privada sem fins lucrativos criada para supervisionar os domínios e DNS, entre outras funções estruturais importantes da Internet.

IDN  (nome de domínio internacionalizado)  –  Qualquer nome de domínio usando alfabeto ou script específico para o idioma não inglês. Exemplo = www.superdomínios.net (repare no acento no i)

M

Monetização – Ganhando dinheiro com registro de domínio por meio de desenvolvimento, publicidade, parking ou outros meios.

N

Name server  (Servidor de nomes) –  Um servidor de computador que hospeda um serviço ou programa de rede que responde a solicitações de consulta de nomes de domínio e os mapeia para endereços IP.

NIC (Network Information Center)  – Entidades responsáveis por operar um ou mais TLDs e fornecer informações públicas sobre nomes de domínio e pesquisas WHOIS.

Como o DNS funciona

P

Parking (Estacionamento) –  É o processo de monetizar o tráfego de domínios não utilizados pelo dono, exibindo anúncios ou outras ofertas.

PPC (Pay-per-click)  – Na maioria das vezes associado a mecanismos de busca, os investidores em domínios usam redes PPC para monetizar domínios estacionados e recebem uma pequena comissão por link clicado.

Proteção de Privacidade – Um serviço premium oferecido pelos registradores de domínio para mascarar as informações de contato de um proprietário de domínio usando um substituto da empresa intermediária para que os dados do dono original não constem no WHOIS. A Superdomínios é a única empresa que fornece esse serviço gratuitamente,

Propagação – O processo pelo qual as informações de DNS são atualizadas na Internet em geral. Atrasos podem ocorrer ao propagar atualizações para servidores de nomes ou domínios recém-registrados.

“Ponto” ou “.” – O caractere separador de domínios e subdomínios, ficou famoso por ser usado para pronunciar nomes de domínio.

R

Redemption Period  – O período de carência oferecido pelos registradores de domínio para renovação após o domínio expirar. Varia de acordo com a extensão do domínio mas geralmente é 30 dias.

Redirecionamento – Um serviço oferecido por registradores nos quais um domínio é encaminhado para outro. Exemplo = Ao visitar www.superdominios.net você será redirecionado para www.superdominios.org

Registrar – Um registrador credenciado pela ICANN ou registro.br. Registra e gerencia compras de domínio para vários TLDs.

S

SEO (Search Engine Optimization) – O processo de otimizar seu site para obter a melhor chance possível de obter uma classificação alta para as palavras-chave desejadas no google. SEO envolve um número diferente de recursos no site.

Subdomínio – Esse é o domínio de terceiro nível, mais conhecido como subdomínio, sendo o mais popular “WWW”. Exemplo : clientes.superdominios.org

SSL (Secure Socket Layer) – Um protocolo de criptografia usado para fornecer segurança entre cliente e servidor para manipular dados confidenciais. Hoje em dia indispensável pois até o google usa como parâmetro para classificação dos sites.

T

TLD (Top-Level Domain)  – A parte do endereço de um site à direita do ponto. Exemplo = .com, .net e .org.

Transferência – O processo pelo qual a propriedade do nome de domínio é transferida ou um domínio é movido para outro registrador.

Tráfego –  A quantidade total de visitantes que um site ou domínio recebe. 

Tráfego direto – Visitas a um domínio que vem organicamente de usuários digitando o domínio na barra de endereço do navegador.

U

URL (Uniform Resource Locator)  – Este é o termo oficial para todo o endereço da Web ou para um recurso individual (imagem, arquivo, script).

W

WHOIS –  Um banco de dados público para obter informações sobre os proprietários de domínios.

Se você tiver alguma sugestão de termos importantes que eu possa ter perdido, deixe um comentário abaixo.

Não se esqueça de compartilhar o conhecimento! Quanto mais pessoas entenderem o setor de domínios, melhores serão os investidores.

Deixe um comentário