Alguns sites têm demandas por recursos do servidor muito grandes e a hospedagem compartilhada pode não ser suficiente.
Ir para um ambiente dedicado como um VPS é o upgrade natural, mas isso traz muitas responsabilidades?
Decidimos dar uma olhada neste tipo específico de hospedagem para descobrir exatamente o que é mais adequado para o usuário e seus projetos na web.
O que é um servidor VPS?
Em um plano de hospedagem simples, você compartilhará um servidor com centenas ou até milhares de usuários. Mas este não é o caso da hospedagem em servidor VPS, pois cada usuário tem uma parte do servidor dedicado para si. Parece ótimo, não é?
Então, o que isso significa você hospedar em um servidor VPS? Você terá controle total de sua hospedagem em termos de configuração, configuração e gerenciamento. Inclui acesso root, que é um acesso total a todas as configurações do servidor. Você será capaz de gerenciar o sistema operacional e software.
VPS também é ótimo quando se trata de segurança, pois você pode assumir o controle total de sua configuração e implementar as soluções que atendem aos requisitos de segurança de sua operação. Adicionado a isso está o fato de que você está completamente isolado em seu próprio servidor, ou seja, brechas de segurança de outros clientes não irão lhe afetar.
Mas com a liberdade e o controle extras, a hospedagem em servidor VPS inevitavelmente traz maior responsabilidade. Obviamente, você precisará de conhecimentos técnicos para configurar e gerenciar seu servidor, bem como a capacidade de selecionar, instalar e gerenciar as soluções de segurança mais apropriadas. Para as pequenas e médias empresas, trata-se normalmente de serviços prestados através de consultoria externa.
Quando você precisa de um servidor VPS?
Naturalmente, qualquer pessoa que precise de serviços de hospedagem poderá apreciar os benefícios de um servidor VPS. Mas para quais empresas e sites eles são os mais adequados?
- Sites com alto tráfego: Se você tem muitos visitantes diários e precisar de maior velocidade e tempo online confiável, você se beneficiará de ter um servidor VPS mais poderoso, recursos de gerenciamento mais altos, bem como maior capacidade de CPU, RAM e disco. Esse pode ser o caso se você estiver executando uma plataforma de comércio eletrônico. Isso também pode ser adequado para aplicativos da Web com uso intensivo de recursos ou sites com muitos acessos simultâneos.
- Streaming: Como o streaming exige mais recursos como largura de banda, memória e armazenamento, você provavelmente achará um servidor VPS com alta capacidade de disco como a melhor opção para streaming de conteúdo.
- Segurança: O servidor VPS é mais adequado para sites e apps com necessidade de configuração de segurança, bem como recursos mais altos. Isso exige capacidade técnica para fazer isso e pode se aplicar a empresas de pequeno e médio porte que gerenciam grandes quantidades de dados.
- Banco de dados: Empresas que hospedam seus próprios bancos de dados com alto volume de solicitações de entrada/saída, que podem ser utilizadas como parte de um software de CRM ou ERP. Isso pode levantar muito a carga do servidor onde os arquivos do site e do aplicativo estão armazenados.
- Trabalho remoto: As empresas com funcionários trabalhando remotamente descobrirão que o uso de um servidor VPS será benéfico para armazenamento e backups. Também pode ser necessário armazenar a base de conhecimento e ferramentas baseadas em servidor para gerenciamento de tarefas como por exemplo um software de controle de jornada.
- Gerenciamento de backup: Para cada ambiente de trabalho ou projeto web, os servidores VPS fornecem o serviço de backup ideal para maior segurança, recuperação de desastres e continuidade dos negócios.
- SandBox / Testes: Teste novos recursos do seu site ou empresa sem afetar os clientes reais. Isso pode envolver testes de carga e testes de estresse para determinar se o site está tudo certo.
- Outras demandas: Podem incluir serviços de telecomunicações como VOIP ou aqueles com altos requisitos de CPU.
Fatores a considerar ao comprar um servidor VPS
Há uma série de coisas que podem afetar se você escolhe um servidor VPS, outra hospedagem ou mesmo qual provedor. Estes incluem o seguinte.
Tamanho do público
A escolha de comprar um servidor VPS pode ser impulsionada pelo número de visitantes que você espera receber e quanto isso pode variar ao longo do tempo. É comum ser a melhor opção para empresas de médio porte, sites com atividades de marketing intensivas, empresas com grandes catálogos de produtos, plataformas de streaming com grandes públicos, plataformas de jogos e revendedores de hospedagem.
As vantagens dos servidores VPS são aplicáveis a negócios com diversos públicos, com o fator comum de que evitar interrupções durante apresentações ou eventos críticos para os negócios é de suma importância.
Gestão
Os usuários de VPS têm a opção de assumir todas as tarefas de gerenciamento por conta própria, que podem incluir migração, configurações, armazenamento e segurança. Essas tarefas serão muito maiores do que as encontradas com a hospedagem compartilhada, devido à natureza complexa da configuração completa dos servidores VPS. Se você tiver um administrador de sistema interno, essas tarefas extras de gerenciamento serão mais fáceis de lidar.
Há sempre a opção de terceirizar essa carga de trabalho extra para um especialista. Alternativamente, alguns provedores de hospedagem oferecem planos de gerenciamento com diferentes níveis de serviços prestados, para que os usuários possam escolher o nível que se adequa às suas necessidades específicas e capacidade técnica.
Suporte ao cliente
Ao escolher um provedor de hospedagem, você precisa de um que atenda às suas necessidades e o valorize como cliente. Isso significa manter o atendimento aberto o tempo todo e não apenas quando você está prestes a fazer um pagamento.
Você deve estar ciente de tudo o que está incluído em seu suporte, o tipo de suporte, o horário que funciona e quaisquer despesas adicionais que possam ocorrer. Se você tiver dificuldades ao fazer a migração, ou em qualquer momento, horas podem ser desperdiçadas em momentos críticos se o seu provedor de hospedagem não fornecer suporte ao cliente.
Como os custos são mais altos para hospedagem VPS, é uma boa ideia prestar uma atenção extra ao que exatamente o suporte ao cliente inclui.
Custos
De um modo geral, a hospedagem VPS tem um custo mais alto, mas com maior previsibilidade nos custos. Os provedores de hospedagem dedicados oferecem uma variedade de opções de preços diferenciados, com a inclusão de vários serviços. Alguns provedores oferecerão uma gama maior de opções de preços e mais flexibilidade em termos de recursos disponibilizados aos usuários.
É importante pesquisar minuciosamente cada servidor VPS para entender o que está incluído no acordo em termos de especificações técnicas, como CPU, RAM, armazenamento e backup. Você também pode precisar considerar licenças, painel de controle, firewall e quão fácil será atualizar quando for necessário.
Conclusão
O planejamento e o gerenciamento são essenciais ao fazer a migração para um servidor VPS, mas com o provedor certo, a interrupção pode ser reduzida ao mínimo.
Se você está interessado em um serviço que se destaca, o servidor VPS da superdomínios é único, pois nossos servidores possuem configurações mais recentes, enquanto também oferecemos gerenciamento flexível, excelente atendimento ao cliente e preços competitivos.