wordpress 6

WordPress 6.0 : Uma grande atualização, veja as novidades

Reunimos as principais novidades da nova versão 6.0 do WordPress que continua a melhorar as ferramentas e recursos introduzidos nas versões anteriores.

Novos recursos para edição de sites

A edição completa de sites era o destaque principal quando esse recurso importante foi introduzido em versões anteriores. O WordPress 6.0 continua a se basear no 5.9 e melhora ainda mais o que você pode fazer com a edição completa do site. Você precisará usar um tema baseado em blocos, como o Twenty-Twenty-Two do WordPress para aproveitar a edição de sites.

Variações de Estilo

Você poderá usar variações de temas derivadas de um único tema usando várias combinações de cores e fontes. É como ter vários temas, mas integrados em um único tema. E é incrivelmente fácil aplicar um novo estilo em todo o site. A partir de agora, você poderá alterar a aparência do seu site com apenas um clique

wordpress 6 recursos
Altere facilmente a aparência do seu site usando variações de estilo

Exportar temas

Outra grande melhoria na edição de sites e na plataforma WordPress como um todo é a capacidade de exportar tema. Quaisquer modelos, layouts e alterações de estilo que você fez podem ser salvos e exportados para um arquivo .zip. Esse recurso é legal porque está abrindo caminho para a construção de temas visuais. Você pode criar um tema WordPress apenas usando blocos Gutenberg. E, claro, nenhum conhecimento de codificação é necessário!

Para exportar seu tema, acesse o editor do seu site e clique no ícone de 3 pontos no canto superior direito. Deverá aparecer um menu com a opção de baixar seu tema.

Novos templates

Ser capaz de usar e personalizar templates para criar o conteúdo do seu site é ótimo porque ajuda você a economizar tempo. Tínhamos alguns templates para trabalhar nas versões anteriores do WordPress, mas as opções eram limitadas. O WordPress 6.0 expande isso e apresenta vários novos modelos para funções específicas. Isso inclui modelos para exibir postagens de um autor, categoria, data ou tag.

wordpress 6 templates
Novas opções de template no editor de site

Melhorias nas listas

Ao acessar a visualização de lista no WordPress 6.0, você verá que seus blocos estão agrupados e recolhidos em vez de mostrar tudo como nas versões anteriores. Isso tornará a navegação na exibição de lista muito mais fácil. Além disso, quando você estiver trabalhando em uma página com a visualização de lista aberta e clicar em qualquer lugar da página, ela destacará precisamente onde você está na visualização de lista. Qualquer pessoa que trabalhe regularmente em páginas complexas deve apreciar esse aprimoramento.

wordpress 6 listas
Visualização de lista aprimorada no WordPress 6.0

Melhorias no editor de blocos

Novos blocos principais

O WordPress 6.0 foi lançado com vários novos blocos, incluindo biografia do autor do post, avatar, comentários e leia mais. Queremos destacar o novo bloco de comentários porque ele “bloqueia” ainda mais a seção de comentários de sua postagem. Com este novo bloco, você terá muitas opções de personalização para projetar a seção de comentários da maneira que desejar.

wordpress 6 recursos2
Personalize a seção de comentários

Mais recursos e melhorias

Existem muitas melhorias e aprimoramentos no editor de blocos que não podemos cobrir tudo neste post. Em vez disso, mencionaremos alguns que achamos que são os destaques.

O primeiro novo aprimoramento no editor de blocos que queremos introduzir é o bloqueio de blocos. Você poderá bloquear um bloco para que ele não possa ser movido e/ou editado. Um bloco bloqueado exibirá um cadeado quando você clicar nele. E ao abrir a visualização de lista, você também verá o cadeado indicando um bloco bloqueado. Esse recurso é especialmente útil se você trabalha muito com blocos e não quer que ninguém mexa com esses blocos.

wordpress 6 blocos
Novo recurso de bloqueio de bloco

Além disso, no WordPress 6.0, quando você personaliza um botão e adiciona um novo botão usando o botão de adição, ele terá o mesmo estilo que você acabou de personalizar. Antes, você precisaria refazer toda a personalização caso quisesse adicionar vários botões com o mesmo estilo.

Outro recurso interessante nesta nova versão é a retenção de estilo. Agora é possível manter o estilo de um bloco ao transformar determinados blocos de um tipo para outro e vice-versa.

Por fim, o bloco de capa agora pode capturar dinamicamente sua imagem em destaque e defini-la como plano de fundo para o bloco de capa. Tudo o que você precisa fazer é selecionar a configuração ‘usar imagem em destaque’ e o WordPress fará o resto.

Melhorias na escrita

Você pode esperar várias melhorias notáveis de escrita nesta nova versão do WordPress. Eles não são grandes mudanças, mas você definitivamente notará o refinamento em sua experiência geral de escrita.

Você já tentou selecionar texto de 2 blocos separados e ficou irritado porque selecionou automaticamente todo o texto de ambos os blocos? Bem, você não vai se incomodar mais com isso. A partir do WordPress 6.0, você pode selecionar facilmente o texto entre os blocos.

wordpress 6 escrita
Melhorias na seleção de textos

Também há um novo atalho para completar um link. Você pode acessar este atalho a qualquer momento digitando “[[” e ele mostrará uma lista de links em seu site. Esse recurso pode ser útil quando você está fazendo links internos, por exemplo.

Por fim, o WordPress irá lembrá-lo de adicionar tags e categorias como a última etapa antes de publicar uma postagem. Quando você publica muitas postagens, pode ser fácil esquecer essa etapa.

Ferramentas de design e layout

Não vamos nos aprofundar muito nas melhorias nas ferramentas de design, mas achamos que os dois recursos a seguir merecem uma atenção.

O primeiro é o controle de transparência do plano de fundo. Você certamente elevará o design do seu post se puder usar esse recurso.

A próxima melhoria do WordPress 6.0 é o suporte a lacunas para o bloco de galeria. Isso significa que você tem mais controle sobre o espaçamento de suas imagens, dando a você um pouco mais de liberdade sobre como deseja exibir sua galeria de imagens.

Confira também nossos planos de hospedagem wordpress

Deixe um comentário